Posts

Você está aqui

Ferrovia Norte-Sul: Tribunal instaura Tomada de Contas Especiais

O Plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu, na sessão desta quarta-feira (15), converter em Tomada de Contas Especial (TCE) dois processos sobre irregularidades nos contratos firmados com a construtora Andrade Gutierrez para realização das obras dos lotes 13 e 14 da Ferrovia Norte-Sul, em Tocantins. As TCE têm o objetivo de identificar os responsáveis pelo superfaturamento, identificado em fiscalização do tribunal, que ultrapassa R$ 80 milhões.

Em 2011, por meio do acórdão 1.923/2011, o TCU fixou prazo para que a empresa pública Valec Engenharia, vinculada ao Ministério dos Transportes, fizesse a repactuação do contrato com a construtora, ou seja, as empresas deveriam fazer adequações nos preços unitários contratuais com o objetivo de sanar as irregularidades.

Insatisfeita, a Andrade Gutierrez refutou as conclusões da Corte de Contas e solicitou reexame do caso. Na votação, o ministro do TCU Benjamin Zymler, que havia pedido vistas do processo, destacou que as empresas se valeram de um recurso suspensivo à decisão do TCU e prosseguiram com a execução do contrato, mesmo com as irregularidades apontadas. Tal decisão foi tomada sob risco para os gestores da Valec. “O efeito suspensivo do contrato não é um habeas corpus e nem um salvo-conduto para a prática de preços superfaturados. É um caso muito claro de como a situação da Valec era precária”, declarou Zymler.

Por sua vez, o relator do processo no tribunal, ministro Walton Alencar Rodrigues, entende que não há dúvidas sobre os efetivos prejuízos ao erário. “Teremos neste processo condições de averiguar e punir os responsáveis pelo prejuízo”, afirmou o ministro-relator.


Nenhum comentário:

Leave a Reply

O TCU

O Tribunal de Contas da União é o órgão responsável por fiscalizar a utilização dos recursos públicos federais. Essa atividade é chamada de controle externo e tem o objetivo de garantir que o dinheiro público seja realmente aplicado em benefício da sociedade.

Pesquisar

Labels