Posts

Você está aqui

Personalidades são homenageadas em entrega do Grande-Colar do Mérito do TCU

Em sessão extraordinária realizada quarta-feira (26/10), os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) condecoraram seis personalidades com o Grande-Colar do Mérito do tribunal. Os homenageados foram escolhidos por seus méritos excepcionais ou por sua relevante contribuição ao controle externo.

Os agraciados deste ano foram o atleta paralímpico e recordista da natação masculina dos Jogos Rio 2016, Daniel Dias, o ministro emérito do TCU, Valmir Campelo, a Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), o coordenador do curso de Direito Civil da PUC/SP, José Manoel de Arruda, a jurista Maria Sylvia Zanella di Pietro e o engenheiro Miklos Vasarhelyi.

Durante seu discurso de saudação, o ministro do TCU Benjamim Zymler ressaltou que a medalha lembra as inegáveis contribuições feitas por cada um dos homenageados ao País. “É um símbolo que reconhece seus feitos publicamente. Entretanto, tenham certeza de que as maiores marcas, aquelas que ultrapassam gerações, são levadas nos corações de todos os beneficiados por seus gestos, por suas obras e por seus ensinamentos”, declarou.

Ao agradecer em nome de todos os homenageados, Miklos Vasarhelyi destacou a honra em receber um prêmio que já foi concedido a personalidades como escritor Ariano Suassuna, o arquiteto Oscar Niemeyer e a médica missionária Zilda Arns. Ainda em seu discurso, Vasarhelyi parabenizou o TCU por sua retidão moral, firmeza de propósitos e a inabalável competência em zelar pela correta aplicação dos recursos públicos e promoção de benefícios efetivos para toda a sociedade. “Faço votos de que esta Casa siga firme em sua jornada rumo a um controle 100% digital, capaz de garantir que os recursos públicos sejam utilizados da melhor forma possível e que o cidadão brasileiro seja melhor atendido”, disse.

Ao finalizar a cerimônia, o presidente do TCU, ministro Aroldo Cedraz, lembrou que o objetivo da entrega do Grande-Colar é, além de enaltecer pessoas e instituições por seus feitos, motivar, por meio do exemplo, outras pessoas na busca de sonhos e desafios. “Queremos estimular tantos outros talentos que ainda não afloraram, mas que talvez só precisem de um incentivo ou um bom exemplo para serem encorajados a deixar o lugar comum e seguir os seus sonhos”, afirmou.


Biografia dos agraciados

Abrace – representada pela presidente Ilda Ribeiro Peliz - Instituição filantrópica, declarada de utilidade pública, criada em 1986 por um grupo de pais, cujos filhos faziam tratamento de câncer no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). O principal objetivo da entidade é garantir o apoio necessário para as crianças e adolescentes com câncer e hemopatias, visando à qualidade de vida desses pacientes.

Daniel Dias - o maior atleta paralímpico brasileiro nasceu em Cam - pinas-SP. É recordista mundial nas provas de 100m e 200m livre, 100m costa, 200m medley. Nos Jogos Para - límpicos de Pequim 2008 ganhou nove medalhas. Em 2016, nos jogos Paralímpicos do Rio conquistou novamente nove medalhas e tornou-se o maior medalhista da natação masculina em Jogos Paralímpicos.

José Manoel de Arruda Alvim Netto - coordena a subárea de Direito Civil da Faculdade de Direito da PUC-SP, onde é professor titular do mestrado em Direito Civil e de Direito Processual Civil. É autor de mais de 30 livros e membro do Instituto Ibero-americano de Direito Processual e do Instituto Brasileiro de Direito Processual. Após ter sido desembargador (pelo quinto constitucional) do Tribunal de Justiça de São Paulo, voltou a exercer a advocacia.

Maria Sylvia Zanella di Pietro - é professora da Universidade de São Paulo (USP), onde obteve os títulos de mestre e doutora. Autora de vários livros de Direito Administrativo, foi procuradora do Estado de São Paulo e chefe do Departamento de Direito da USP. É uma das juristas que integrou a comissão que elaborou a lei de normas gerais de processo administrativo da União.

Miklos Vasarhelyi - graduado em Engenharia Elétrica e Economia, mestre em Management pela Massachusetts Institute Of Technology, também tem o título de doutor em Graduate School of Management pela University of California. Atualmente é professor da Rutgers University, professor free lancer da Theseus Institut e consultor de gerenciamento técnico da Bell Telephone Laboratories.


Ministro Valmir Campelo - é bacharel em Comunicação Social com especialização em Administração Pública e Desenvolvimento Urbano. Na eleição de 1986, elegeu-se deputado federal, para atuar como constituinte, e em 1990 foi eleito senador. Em 1997 foi indicado pelo Senado Federal ao cargo de ministro TCU. Presidiu a corte em 2003 e 2004 e, depois de aposentado, assumiu a vice-presidência de Governo do Banco do Brasil.

Nenhum comentário:

Leave a Reply

O TCU

O Tribunal de Contas da União é o órgão responsável por fiscalizar a utilização dos recursos públicos federais. Essa atividade é chamada de controle externo e tem o objetivo de garantir que o dinheiro público seja realmente aplicado em benefício da sociedade.

Pesquisar

Labels