terça-feira, 13 de setembro de 2016

TCU lança publicação sobre fiscalizações dos Jogos Rio 2016

Na última quarta-feira (31), o Tribunal de Contas da União (TCU) lançou a 4ª edição da cartilha “O TCU e as Olimpíadas”. A publicação traz uma consolidação das auditorias realizadas até maio de 2016 e aponta para situações que, pela importância, ainda serão objeto de controle mesmo após o encerramento dos Jogos. “Afinal, foram vultosos os recursos investidos e cumpre ao Tribunal verificar sua regular aplicação. Para isso, alguns processos de monitoramento já estão em andamento”, afirmou o presidente do TCU, ministro Aroldo Cedraz de Oliveira.

Para Cedraz, a publicação do Tribunal é bastante oportuna. “Creio que a análise da atuação da Corte de Contas contida nesta publicação é importante, neste momento em que os Jogos Olímpicos ocorreram com sucesso e é esperado que igual êxito venha a acontecer em relação aos Jogos Paralímpicos, que utilizarão a mesma estrutura já testada”, disse.
 O bom êxito dos Jogos, de acordo com Cedraz, deve-se, entre outros fatores, às medidas associadas entre os envolvidos. “Tal sucesso pode ser creditado inclusive às ações conjuntas e ao cumprimento de orientações emanadas dos trabalhos de fiscalização realizados pelo Tribunal, bem como da interação constante mantida com representantes de unidades jurisdicionadas, organizadores e demais os atores envolvidos em todo esse processo”, acrescentou.
O trabalho do TCU envolveu inúmeras ações ligadas ao Evento, relacionadas a diversas estruturas, não só esportivas, como também de segurança, hospedagem, transporte etc., à disposição de atletas, torcedores, empreendedores, enviados da imprensa nacional e internacional, além de centenas de chefes de Estados.
Assim como nas edições anteriores, o Tribunal apresenta dados atualizados de seus processos de fiscalização dos Jogos Olímpicos de 2016, os quais, por terem acesso simples ao conteúdo de informações e decisões do Tribunal, ajuda a dar transparência à temática.
O relator dos processos relacionados aos Jogos Olímpicos é o ministro Augusto Nardes.

Acesse a publicação aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário