Posts

Você está aqui

O Programa #EuFiscalizo deste mês aborda o turismo no Brasil

O turismo movimenta mundialmente mais de sete trilhões e meio de dólares por ano, o que representa 10% de toda a riqueza gerada no planeta. Ao todo, gera mais de 270 milhões de empregos, o que representa a ocupação de uma em cada onze pessoas no mundo. No Brasil, o turismo movimenta quase meio trilhão de reais, ou 9,5% do nosso PIB, e quase 9% do total de empregos.

Apesar de ter sido classificado, em uma lista com 140 países, como o primeiro país em oferta de recursos e atrativos naturais, o 7º em potencial econômico turístico e o 23º em recursos culturais, o Brasil ficou na 51ª posição quanto à competitividade, na 60ª quanto à infraestrutura turística, na 126ª em relação aos preços praticados e na 129ª em qualidade dos transportes terrestres.
Embora o país tenho grande potencial de atração de turistas, os brasileiros gastam muito mais no exterior do que estrangeiros gastam dinheiro no Brasil. Em 2013, por exemplo, os turistas estrangeiros deixaram no país aproximadamente 6,7 bilhões de dólares, enquanto os brasileiros levaram mais de 25 bilhões para o exterior.
A edição também mostra a situação do setor aeroportuário no Brasil, o qual está passando por uma grande mudança. Dos sessenta e seis aeroportos internacionais existentes no país, seis foram concedidos à iniciativa privada, e outros quatro serão concedidos e já receberam o aval do TCU.
Os parques nacionais e o ecoturismo também são temas do programa. Embora possua a maior oferta de recursos naturais no mundo, a exploração desse potencial ainda não foi priorizada no Brasil. Alguns países bem-sucedidos na exploração do ecoturismo viram a concessão de seus parques para a iniciativa privada como forma de desenvolver o setor. Enquanto, no Brasil, apenas cinco parques foram objetos desse tipo de solução.
Por fim, o programa aborda o legado dos grandes eventos para o turismo no Brasil e o que pode ser feito para alavancar o fluxo de turistas no país.
A produção do #EuFiscalizo é coordenada pela Secretaria de Comunicação (Secom), com apoio das unidades técnicas, e executada por produtora contratada para desenvolvimento de produtos audiovisuais. Com edição mensal, é transmitido pelos canais de TV da Câmara e do Senado, além de ser publicado na internet por meio do Youtube, Facebook e portal do TCU.

Assista à edição de junho do programa no canal oficial do TCU no Youtube.


Nenhum comentário:

Leave a Reply

O TCU

O Tribunal de Contas da União é o órgão responsável por fiscalizar a utilização dos recursos públicos federais. Essa atividade é chamada de controle externo e tem o objetivo de garantir que o dinheiro público seja realmente aplicado em benefício da sociedade.

Pesquisar

Labels