quinta-feira, 5 de maio de 2016

TCU cria modelo para avaliação da governança de centro de governo



O Tribunal de Contas da União (TCU) criou modelo para avaliação da governança de centro de governo. O modelo está disponível na publicação ‘Referencial para Avalia­ção da Governança de Centro de Governo’, disponível para download gratuito no PortalTCU

O centro de governo é formado por atores estatais com grande potencial de interferência no ciclo de políticas públicas, que desempenham funções centrais e governamentais transversais, mesmo que não estejam dentro do Gabinete do Chefe do Executivo e não sirva a ele exclusivamente. No Brasil, esse grupo de atores inclui instâncias da Presidência da República, Ministério da Fazenda e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

De acordo com a publicação, o centro de governo exerce papel fundamental para a melhoria dos padrões de qualidade dos serviços estatais, para a restauração da confiança dos cidadãos na administração e para o desenvolvimento socioeconômico da nação. Por isso, a importância de avaliá-lo e fortalecê-lo.

A obra é o primeiro mate­rial sobre Centro de Governo a ser publicado no Brasil. Para o presidente do TCU, ministro Aroldo Cedraz, com a publicação o tribunal busca am­pliar o conceito de Centro de Governo e demonstrar a necessidade de uma boa governança coordenada a partir deste Centro, para que as prioridades nacionais sejam al­cançadas. “Com a entrega deste importante instrumento para o fortalecimento dos órgãos governamentais, esta­mos, mais uma vez, aprimorando a Administração Pública em benefício da Sociedade por meio do Controle Externo”, afirma.

Para acessar a publicação, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário