Posts

Você está aqui

Consolidação das ações de controle externo em 2015: mais de 6200 processos foram autuados

O Tribunal de Contas da União autuou, em 2015, 415 processos de fiscalização, além de 400 de prestação de contas e 2970 referentes a tomadas de contas especiais, em um total de 6249 processos. Os dados são da Secretaria-Geral de Controle Externo, unidade responsável pela execução das ações de fiscalização realizadas pelo TCU.


As diretrizes que guiarão os trabalhos de 2016 consistem, principalmente, na procura de meios para incrementar a qualidade dos serviços públicos, a indução ao governo digital e aberta, a incorporação de novas técnicas de fiscalização com base em tratamento de dados, por meio da realização de análises contínuas e preditivas, o incentivo à adoção de boas práticas de governança, e o fortalecimento das parcerias institucionais nacionais e internacionais.

Uma das ações de 2015 destacadas pelo presidente do TCU, ministro Aroldo Cedraz, foi a criação da Secretaria Extraordinária de Operações Especiais em Infraestrutura (SeinfraOperações), responsável pelos processos da Operação Lava Jato e demais temas que mereçam especial atenção na área de infraestrutura. “Em razão do sucesso do grupo de trabalho criado para dar tratamento às informações e aos documentos obtidos das investigações e das inúmeras delações premiadas realizadas no âmbito da Operação Lava Jato, compartilhados pela Justiça Federal, o Tribunal desenvolveu método estatístico-paramétrico para quantificar “dano total de cartel” em contratações realizadas pela Petrobras, na área de abastecimento, desde o ano de 2002”, explica.


Por fim, o ano de 2015 foi marcado por inovações aplicadas ao controle externo, ações de combate à corrupção, parcerias institucionais e resultados de fiscalizações nas áreas social e de infraestrutura, entre outras.

Nenhum comentário:

Leave a Reply

O TCU

O Tribunal de Contas da União é o órgão responsável por fiscalizar a utilização dos recursos públicos federais. Essa atividade é chamada de controle externo e tem o objetivo de garantir que o dinheiro público seja realmente aplicado em benefício da sociedade.

Pesquisar

Labels