Posts

Você está aqui

Nossos bosques, têm mais vida?

A preservação do meio ambiente é essencial para as nossas vidas. Desde os materiais que usamos para construir nossas casas até a energia que liga os nossos celulares e televisões, tudo vem da natureza.

Além de serem importantes fontes de recursos naturais e econômicos, os parques e florestas são ótimos lugares para recreação e turismo. Trilhas, escaladas, acampamentos, interação com os animais. A natureza nos permite usufruir de uma grande variedade de atividades.

Mas nem todas as áreas podem ser utilizadas para o turismo. Para preservar o meio ambiente e todo o eco-sistema brasileiro, foram criadas áreas protegidas - parques, florestas e áreas naturais que estão sob cuidado especial para preservação das plantas, dos animais e demais recursos naturais, como a água, por exemplo.  

Sabendo da importância dessas áreas, o TCU criou o Indimapa, uma ferramenta para avaliar como estão as áreas de proteção ambiental no Brasil. O mapa divide esta regiões em três níveis: Vermelho para as áreas que estão em situação preocupante, Amarelo para as que não estão tão ruins, mas podem melhorar, e Verde para as que estão de acordo com o planejamento, como pode ser visto na imagem. 



Utilizando esse mapa, foram encontrados alguns problemas que atrapalham a preservação do meio ambiente. A falta de pessoas trabalhando nas áreas de proteção e o baixo investimento financeiro são alguns exemplos disso. Outro problema observado foi a falta de proteção aos animais e plantas, até mesmo aos que estão em extinção, como as araras e o mico-leão-dourado. 

O Tribunal entregou os resultados para o Ministério do Meio Ambiente, que deve tomar as medidas necessárias, principalmente para combater o desmatamento e melhorar a proteção destas regiões.

A análise das áreas protegidas foi feita ano passado, mas os benefícios continuarão por muito tempo. O TCU também se preocupa com o maior tesouro do nosso país, a Natureza, e está trabalhando para que ela seja protegida e bem cuidada.


Quer saber mais?
Acesse a  aqui  um resumo da fiscalização.

Nenhum comentário:

Leave a Reply

O TCU

O Tribunal de Contas da União é o órgão responsável por fiscalizar a utilização dos recursos públicos federais. Essa atividade é chamada de controle externo e tem o objetivo de garantir que o dinheiro público seja realmente aplicado em benefício da sociedade.

Pesquisar

Labels