Posts

Parque Nacional de Anavilhanas - Turismo sustentável e desenvolvimento para a região amazônica

Localizado no noroeste da floresta amazônica, o Parque Nacional de Anavilhanas é uma unidade de preservação ambiental formada por cerca de 400 ilhotas.

Apesar da dificuldade de acesso (uma viagem de barco que dura cerca de três horas), o turismo no Parque Nacional de Anavilhanas é intenso devido a sua proximidade com Manaus, capital do Amazonas. Porém, suas áreas abertas ao turismo são restritas; e a visitação deve ter caráter educativo.

A área do Parque compreende 70% de florestas de terra firme e 30% de áreas de ilhas e igapó, legalmente protegidas. O Parque possui uma área de 350.000 hectares, que inclui o arquipélago de Anavilhanas dentro do rio Negro e uma extensa faixa de terra na margem esquerda do rio. O arquipélago cobre uma área aproximada de 100.000 hectares, dominado por igapó, uma floresta inundada ocasionalmente por água preta e relativamente pobre em nutrientes. O Parque contém um número significativo de espécies que constam da lista brasileira de espécies ameaçadas de extinção.

Em 2012, foi publicada uma norma (Portaria número 47, de 9 de abril de 2012) que regulamentou o uso Público do Parque Nacional de Anavilhanas. O documento estabeleceu, entre outras coisas, a possibilidade de licitações para empresas privadas que desejem atuar no Parque fornecendo serviços de eco turismo como trilha de terra firme, trilhas aquáticas, parada nas ilhas, observação de fauna, voo panorâmico, entre outros.

Preocupado com a conservação da área e os desdobramentos da exploração turística do Parque, na última quinta-feira (14), auditores do TCU fizeram uma visita à unidade de conservação para conhecer as ações governametais na área de ecoturismo e a estrutura existente desse segmento como fator de desenvolvimento sustentável para a Região Norte.

O processo de auditoria ainda está em andamento mas uma coisa nós podemos garantir, as belezas naturais do Parque valem a pena ser vistas.

Para saber mais

Parque Nacional de Anavilhanas

E você já visitou o Parque? Deixe aqui suas fotos.

Nenhum comentário:

Leave a Reply

O TCU

O Tribunal de Contas da União é o órgão responsável por fiscalizar a utilização dos recursos públicos federais. Essa atividade é chamada de controle externo e tem o objetivo de garantir que o dinheiro público seja realmente aplicado em benefício da sociedade.

Pesquisar

Labels