Posts

Você está aqui

O Brasil tem energia suficiente para não parar?

Segurança Energética: Um problema de todos.

Com esta pergunta o TCU foi até os órgãos e entidades do setor energético para descobrir como anda a situação elétrica no país.


Fiscalizamos o mercado de energia nacional para evitar outro apagão, como o de 2001. O perigo é que o sistema energético não aguente a demanda da população nos próximos anos.

Descobrimos que a quantidade de certificados de energia que as usinas distribuem é maior do que a garantia real, ou seja, o sistema recebeu mais garantias do que deveria, como uma falsa segurança.

A coisa funciona mais ou menos assim. Digamos que você quer ir a um show super concorrido e compra o ingresso com uns três meses de antecedência. O ingresso é o seu certificado de que vai poder entrar no espetáculo. E se houver overbooking? Ou seja, caso a empresa organizadora venda mais ingressos do que o local comporta, não haverá garantia real de que você vai assistir ao show.

No nosso contexto, significa que não dá para acreditar cegamente nos papéis que atestam a energia disponível. Pelo singelo fato de que há mais certificados do que garantias reais de geração de energia elétrica. Ou seja, se não podemos confiar no que está escrito nesses documentos, há riscos efetivos de que a energia seja insuficiente para atender as necessidades da população.

A situação das usinas hidrelétricas também é um problema, já que nos últimos dez anos não houve licitações para usinas com reservatórios de regulação. Essas usinas têm a água represada para utilizar durante períodos secos, e garantir a produção de energia. 

Se as hidrelétricas não dão conta do recado, o sistema energético precisará comprar mais energia das usinas térmicas, que são mais caras e também mais poluentes.

O governo tem uma meta para reduzir a emissão de gases de efeito estufa até 2020. Porém, com o crescente uso de termelétricas, essa meta está cada vez mais difícil de ser alcançada.

Pedimos ao Ministério de Minas e Energia que reveja essas garantias do sistema elétrico, para evitar uma falsa sensação de segurança energética. Também é importante que seja feito um estudo sobre o uso das usinas de fio d’água, aquelas não possuem reservatório, para verificar se valem mesmo a pena.

Ah, ainda avisamos o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) de que a energia pode ser insuficiente devido a: atrasos nas obras do sistema elétrico, dificuldades das usinas termelétricas em gerar energia e falhas no planejamento da expansão da capacidade de geração de energia.


Quer saber mais ? 

leia aqui a ficha Síntese sobre o assunto.


E o que você diz a respeito

Deixe seu comentário sobre esse tema.

Nenhum comentário:

Leave a Reply

O TCU

O Tribunal de Contas da União é o órgão responsável por fiscalizar a utilização dos recursos públicos federais. Essa atividade é chamada de controle externo e tem o objetivo de garantir que o dinheiro público seja realmente aplicado em benefício da sociedade.

Pesquisar

Labels