Posts

Você está aqui

Previsão do tempo: "Vai faltar água em 2015!"

Confira o que o TCU, em 2002, disse sobre a atual crise hídrica.

Não é que tem gente chamando o TCU de meteorologista? Isso só porque desde 2001, o tribunal vem analisando a responsabilidade dos órgãos federais na gestão hídrica do país. Quase como uma previsão meteorológica, em 2002, o TCU já havia alertado os órgãos responsáveis sore gestão deficiente dos recursos hídricos do país.

Em 2002, a crise de abastecimento de água já atingia algumas localidades brasileiras. Quatro apresentavam tendências a enfrentar ocasionalmente falta d’água (adivinha quais estados estão nesta lista?): Bahia, Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo.


O relatório de treze anos atrás sinalizou que esse quadro iria se agravar, caso nas localidades afetadas a taxa de crescimento populacional se mantivesse e a densidade demográfica continuasse aumentando, pois esses são os principais vetores relacionados a problemas de escassez aliados à gestão inadequada e aos fatores climáticos.

Ainda segundo o relatório de 2002, a gestão de recursos hídricos no Brasil sempre se pautou na ideia de que possuímos o recurso em abundância. Resulta disso o estímulo ao desperdício e ao mau uso da água, uma das principais causas dos problemas enfrentados por várias localidades.
Em outubro de 2014 o TCU decidiu realizar levantamento para apurar as ações da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Ministério do Meio Ambiente (MMA). O tribunal vai avaliar as medidas preventivas e o plano de contingência dos órgãos para sanar a crise hídrica no país.  A proposta foi apresentada pelo ministro-substituto André Luiz de Carvalho que alegou a importância da auditoria, devido à crise hidrológica que o país sofre, principalmente na região sudeste.
Atenção leitor, o TCU ainda não sabe se haverá chuvas para os próximos dias.

Quer saber mais? dá uma olhada nos documentos originais do TCU

          - Acórdão 1.672/2005-P. 


E ai, o que você tem a dizer sobre isso?

Sem cobranças para nenhum dos lados, o problema da crise hídrica está ai, e precisamos lidar com ele. Qual sua contribuição para esta questão?
Deixe sua opinião em nossos comentários.

O TCU

O Tribunal de Contas da União é o órgão responsável por fiscalizar a utilização dos recursos públicos federais. Essa atividade é chamada de controle externo e tem o objetivo de garantir que o dinheiro público seja realmente aplicado em benefício da sociedade.

Pesquisar

Labels